sábado, 13 de abril de 2013

Levantamento do mastro abre III Encontro do Divino





A música ``Devotos do Divino’’ deu início ao rito do levantamento do mastro, nesta primeira manhã do III Encontro das Irmandades e Celebrações do Divino Espírito Santo, na Catedral de Caraguatatuba.

Com fieis de muitas cidades presentes no local, conversamos com algumas pessoas para saber a importância deste momento. A moradora de Caraguatatuba, Emoegina Barbosa relatou que o levantamento do mastro significa o mesmo que levantar o Espírito Santo em nossos corações. Emocionada, ficou feliz com a quantidade de crianças no Encontro.  O devoto Adevair de Souza, da cidade de Santo Antonio da Alegria, disse que este é um importante momento para não se esquecer desta cultura.

A chuva cessou no momento em que o mastro estava preparado para ser levantado. Os fieis atenciosos ao redor acompanharam as palavras do Padre Alessandro Coelho que abençoou a todos.

Para Gloria Contina, paroquiana de Caraguatatuba, acrescenta ``que o levantamento do mastro simboliza Deus, assim como a cruz’’, também esclarece que ``não é adorar e sim remeter e lembrar que Deus está presente’’.

Marcos Luis, de São Paulo, está a trabalho em Caraguatatuba e viu a programação no site da Fundacc, relatou que o momento significa um ato de fé e reconhecimento da presença do Espírito Santo. Para ele é um momento de grande importância da preservação da folia de reis e das músicas folclóricas.

Escrito por Alexander Cesar / Centro Universitário Módulo.


   

Nenhum comentário: