sábado, 13 de abril de 2013

Encontro inicia festividades do Divino

O Espírito Santo e as velas que representam os seus dons



Antecipação da Festa do Divino, o III Encontro Regional das Irmandades e Celebrações marca o inicio das festividades na Catedral, que tem duração de um mês. No entanto, a parte religiosa começa com a novena de 9 a 19 de maio, nos demais dias ocorrem às celebrações eucarísticas.

Segundo Maria Angélica, ministra da eucaristia, a programação da Festa do Divino deste ano contará com peregrinação nas ruas e visita as casas. “Levaremos a imagem e a bandeira do Espírito Santo por toda cidade”.  Ela também relatou que nesse período as pessoas fazem pedidos escritos que serão queimados. “O fogo simboliza o Espírito Santo’’, explica.

O dia de Pentecostes é celebrado em 19 e maio, quando ocorrerão procissão e carreata no centro da cidade, levando a imagem do Espírito Santo. Para a ministra os testemunhos feitos pelos fieis durante a semana da festa são muito importantes para alimentar a fé. “Estas são grandes demonstrações da nossa crença religiosa”.

Bastante popular na cidade a festa reúne centenas de pessoas, que participam por meio de ações sociais e religiosas. Na parte folclórica ocorre a folia de reis, congada entre outras danças. Maria Angélica lembra que o ponto alto da comemoração é a liturgia que enfatiza o papel do Espírito Santo.

Por Alexander Cesar/Centro Universitário Módulo

Nenhum comentário: