sábado, 13 de abril de 2013

Festa do Divino em outras cidades


A Festa Divino tem características diferentes em algumas cidades do Estado de São Paulo. Em Mogi das Cruzes, por exemplo, doa-se licor de rosas para que o festejo se inicie. São especificidades que tornam a festa única de lugar para lugar.

No bairro freguesia do Ó, na cidade de São Paulo a festa acontece há 192 anos na igreja do bairro. De acordo com a representante do bairro, Maria Lúcia, as comemorações serão de 10 a 14 de maio. Durante os festejos o levantamento do mastro acontece dia 12. Este ano o tema trabalho será Fé Divino Espírito Santo é a fonte de nossa alegria.

Em Ubatuba de acordo com o folclorista Fabio Gato,  é preservado a parte mais folclórica na qual uma romaria percorre vários bairros da cidade e tem duração de 4 meses, saindo do bairro Tabatinga, divisa com Caraguatatuba, seguindo até a divisa com Paraty. Festa do Divino em Ubatuba são as cantorias formadas por quatro folias de reis, sendo elas: Folia Ubatubana, Ligeirinho, Dos Mortos e de São Sebastião. A folia do Martírio de Cristo somente é cantada na capela.

Já em Laranjal Paulista a festa acontece na última semana de julho no bairro Distrito de Laras. Uma das principais características é a procissão dos amortalhados. Nela os devotos que alcançaram alguma graça deitam-se no chão e se enrolam numa toalha branca representando os antigos que morriam de febre amarela nas antigas peregrinações.

Em Caraguatatuba a tradição da festa foi recuperada nos últimos três anos.

Por Eder Felipe Maciel/Centro Universitário Módulo

Nenhum comentário: