sábado, 13 de abril de 2013

Irmandade de Laranjal Paulista traz a novidade do Encontro

Império

“Abrir os corações e construir juntos a civilização e o amor” com essas palavras Padre Alessandro Coelho convida os presentes para a entrada do Império. Animados com a música os devotos acompanham o cortejo de apresentação das bandeiras do Divino de cada cidade, para dentro da Catedral.

Durante a cerimônia o sacerdote convida os presentes a se abraçarem,  se acolherem, como forma de unidade. Um momento muito importante na celebração foi quando as sete velas que representa os sete dons do Espírito Santo foram acesas.

A novidade do Encontro desse ano é a participação da irmandade de Laranjal Paulista que utilizam o “Trabuco”, espécie de espingarda que anuncia o Império. Marco Zelo explica que o artefato usado há duzentos anos era utilizado por pessoas que andavam ao redor dos rios para espantar os animais. “Hoje é mais comum para avisar as pessoas sobre o horário do almoço e quando se chega ao local da festa religiosa”, e conclui “o “Trabuco” é uma saudação ao Espírito Santo”. Neste instante ouve-se um forte estrondo e o Padre Alessandro comunica aos fieis: “Abrindo a festa como se abre em Laranjal Paulista”.

Ana Carolina, de Ubatuba, conta que esta é a primeira vez que vem ao encontro e disse estar encantada com o que viu.  “Nunca tinha visto este tipo de celebração, esta sendo muito interessante”, que também contou que em Ubatuba a peregrinação do Divino já está visitando as casas.

Por Alexander Cesar\Centro Universitário Módulo


Nenhum comentário: