quinta-feira, 16 de abril de 2015

V Encontro Estadual das Irmandades e Celebrações do Divino Espírito Santo reúne comunidades festeiras e devotos em Caraguá

A Catedral Divino Espírito Santo, em Caraguatatuba, recebeu entre os dias 10 e 12/4, de sexta-feira a domingo, o V Encontro Estadual das Irmandades e Celebrações do Divino Espírito Santo. A quinta edição do evento reuniu as comunidades festeiras de Caraguatatuba, Casa dos Açores, Conchas, Freguesia do Ó, Iguape, Joanópolis, Mogi das Cruzes, Santana do Parnaíba e Ubatuba. O encontro tem o intuito de fortalecer o intercâmbio entre os participantes, congregando devotos, dirigentes culturais, festeiros, pesquisadores e a comunidade em geral, contribuindo assim, para o estudo e maior compreensão do culto ao Divino Espírito Santo no estado.
A extensa programação contou com inúmeras atrações, entre elas, orações, implantação da bandeira da Paz, mesas partilhadas, levantamento do mastro, café comunitário na Comunidade Católica Divina Providência (no bairro Rio do Ouro), cavalgada, procissão pluvial pelo Rio Santo Antônio e o tradicional prato caiçara Afogado (ensopado de carne de vaca servido com farinha de mandioca).
O público também pôde prestigiar apresentações culturais e artísticas, como da Orquestra de Viola Caipira Estrela de Ouro, de Caraguatatuba, do grupo cantante Adoremus e da Orquestra de Viola Matutos da Mantiqueira, de Joanópolis, e da Folia de Santos Reis de Santo Antônio do bairro do Tinga.
O V Encontro Estadual das Irmandades e Celebrações do Divino Espírito Santo foi realizado pela Catedral Divino Espírito Santo em parceria com a Diocese de Caraguatatuba, Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Governo Municipal e Abaçaí Cultura e Arte. Mais informações: (12) 3887.2982.


Fonte: Fundacc