sábado, 13 de abril de 2013

Alimentação une integrantes do Encontro



Um dos pontos altos do III Encontro Regional das Irmandades e Celebrações do Divino Espírito Santo é o momento das refeições em que as comunidades das várias cidades se confraternizam. Este ano a culinária ficou sob a responsabilidade do Quilombo da Caçandoca, de Ubatuba.

Como tentativa de preservar a tradição caiçara, comidas da época foram oferecidas aos presentes, como: frango com mandioca, batata doce, inhame, banana verde cozida e pão de cambuci, preparado especialmente para esse Encontro.  Segundo Benedito Aguiar Cruz, cozinheiro do evento, a utilização da fruta cambuci  no preparo do pão é uma tentativa de introduzir um alimento típico do Litoral Norte a Festa.
Maria Gabriel do Prado, uma das responsáveis pela organização e escolha dos pratos, nasceu e foi criada na Caçandoca e conta que na época não havia muitos recursos e os habitantes sobreviviam com o que cultivavam.

No almoço do primeiro dia seria oferecido o Azul Marinho, peixe com banana verde, mas devido o derramamento de óleo na baía de São Sebastião não houve possibilidade, conta o cozinheiro, em seu lugar os participantes saborearam frango com mandioca. Amanhã, ultimo dia do Encontro será oferecido o prato Afogado, cuja receita é composta pelos ingredientes carne cozida com batata que pode ser encontrada em todas as festas do Divino Espírito Santo.

Por Bruna Rodrigues/Centro Universitário Módulo



Nenhum comentário: