domingo, 14 de abril de 2013

Testemunhos e bênção finalizam o III Encontro Regional do Divino




Mesmo com o tempo chuvoso, o III Encontro das Irmandades e Celebrações do Divino Espírito Santo teve a presença de cerca de 380 pessoas, de dez municípios diferentes do Estado de São Paulo. Entre eles estão: São Sebastião, Ubatuba, Mogi das Cruzes, Laranjal Paulista, Santo Antônio da Alegria, Ferraz de Vasconcelos, Distrito de Lara, Conchas, além de representantes do bairro Freguesia do Ó, da cidade de São Paulo.

O evento encerrou com a benção do Padre Alessandro Coelho, que deu a oportunidade dos participantes de testemunharem suas experiências dos dois dias de encontro.

De São Paulo, a participante Maria Isabel Prado Alabarse, agradeceu a acolhida da comunidade e disse que adorou a espiritualidade dos caraguatatubenses. “Me senti em casa e muito feliz. Nem tive vontade de ir embora. Eu tinha o Espírito Santo como algo que não podia ser invocado, mas hoje eu vejo que posso invoca-lo sim. E posso tê-lo próximo”, concluiu Maria Isabel.

Durante o Encontro aconteceram palestras, missas, relatos de pessoas das comunidade, batuques das congadas e folias de reis, a cavalgada do Divino, o afogado (tradicional comida caipira com receita originária do Vale do Paraíba).

Por Millena Hermes / Centro Universitário Módulo

Cavaleiros homenageiam o Divino




Uma das atrações do Encontro das Irmandades e Celebrações do Divino Espírito Santo é a cavalgada, uma manifestação cultural e religiosa.

Neste terceiro ano de encontro, participaram da atração em Caraguatatuba, aproximadamente 90 cavaleiros e 72 cavalos, número superior ao do ano passado, no qual participaram cerca de 50.

O responsável pela organização da cavalgada, Roginado Ferreira, disse que recebeu o convite do Padre Alessandro Coelho para participar do II Encontro das Irmandades, nesse sentido reuniu amigos que andam a cavalo e formaram a comitiva que saiu da Praça de Eventos, seguiu pela avenida da praia, passou por algumas ruas do bairro Indaiá até chegar a Catedral do Divino.

Segundo o organizador neste encontro, além dos amigos que participaram anos anteriores, peões da Fazenda Serramar integraram a comitiva. Além de homenagear o Divino Espírito Santo a cavalgada visa propagar a fé no padroeiro da Catedral.

Por Millena Hermes / Centro Universitário Módulo









Afogado: o saboroso prato da Festa do Divino



Carne e mandioca esses são os principais ingredientes do tradicional prato da Festa do Divino, o Afogado. Servido durante o almoço de domingo, o ensopadão foi distribuído fartamente para os presentes no Encontro das Irmandades e Celebrações do Divino.

O prato começou a ser preparado às 4h da manhã de domingo e contou com a participação de cerca de 10 voluntários.

Segundo o cozinheiro Benedito Claro de Almeida, os produtos para a preparação do almoço foram de uma doação. No total, foram 130 kg de carne, 40 kg de mandioca e 60 kg de arroz.

O objetivo da ação é mostrar para a população a importância da partilha, da confraternização social e do saber dividir com o próximo cada alimento colocado à mesa.

Pamela Borges/Centro Universitário Módulo


Maracatu da Abaçaí Cultura e Arte encanta os presentes



 Artistas e bailarinos do Abaçaí Balé Folclórico encantaram os presentes na tarde de domingo, após partilha do almoço, com a apresentação do maracatu Olho D´Água. Caracterizados os artistas apresentaram o reinado e por meio das música enfatizavam que o reinado já tinha um rei.

Convidados por Toninho Macedo, diretor da Abaçaí, alguns dos participantes do Encontro não se contiveram e começaram a dançar no ritmo da batucada. A atração fez com que o público  seguisse o cortejo pelos corredores do salão de festas da Catedral do Divino.

Na noite de ontem, o balé também lotou o Teatro Municipal Mario Covas com a apresentação. A Abaçaí Cultura e Arte é co-responsável pelo III Encontro Regional das Irmandades e Celebrações do Divino Espírito Santo.

Agência Centro Universitário Módulo





Encontro Regional do Divino Espírito Santo cresce a cada ano




O III Encontro Regional das Irmandades e Celebrações do Divino Espírito Santo que aconteceu em Caraguatatuba neste final de semana teve uma participação maior da própria comunidade e um público de outras cidades da região superior ao do ano passado.

O evento que tem como objetivo reunir pessoas envolvidas com o Divino Espírito Santo teve uma experiência nova esse ano: a descida de canoa do rio Santo Antônio com a bandeira do Divino. Além disso, o grupo teve um envolvimento com os quilombos da Caçandoca (comunidade remanescente localizada no município de Ubatuba) e, como de costume, a cavalgada e o afogado.

O vigário geral da Diocese de Caraguatatuba, Pe. Alessandro Coelho, disse que sempre espera a maior participação, principalmente da própria cidade. “Espero que o ano que vem mais pessoas possam vir pra cá e sentir a força e a beleza do nosso Divino Padroeiro”, concluiu.

O Encontro das Irmandades e Celebrações do Divino Espírito Santo acontecem na cidade uma vez por ano, sempre no mês de abril, após a Páscoa, antecedendo Corpus Christi.

Por Millena Hermes / Centro Universitário Módulo

Conheça a história cultural da festa do Divino Espírito Santo



Em busca do resgate e da cultura dos devotos do Divino Espirito Santo, a presidente da Comissão Paulista de Folclore e pesquisadora do tema há 50 anos, Neide Rodrigues Gomes retratou em sua dissertação de mestrado as questões histórica e cultural das festividades para gerar conhecimento na população e nos grupos e irmandades.

Sua iniciativa deu tão certo, que a pesquisadora conseguiu resgatar inicialmente por meio da música a tradição na cidade de Joanópolis, onde reside. Hoje, segundo ela, a Festa do Divino em sua cidade conta com cavalgada que reúne aproximadamente 600 pessoas, denominadas como a Irmandade do Divino, assim separadas em grupos de violeiros, bandeireiros, músicos e devotos.

Para aumentar a viabilidade de seu projeto, Neide produziu 11 filmes referente ao assunto nas cidades Mogi das Cruzes, São Luís do Paraitinga, Pirapora, Tietê, Piracicaba, Paraty entre outras. Há três anos durante a formação do Império em Joanópolis descobriu nos achados de uma conhecida o terço do Divino, produto que resgatou e voltou a fazer com auxílio de artesãos e senhoras da terceira idade. “Já produzimos mil terços para distribuir aos integrantes. O terço significa a coroa do Divino, tem sete ministérios e é dividido em sete centenas”, explica.

A festa do Divino Espírito Santo acontece durante 51 dias, entre a páscoa e o domingo de Corpus Christi. As atividades realizadas são visitação as casas com oração e apresentação de músicas dos foliões e para finalizar o encontro os grupos são acolhidos com o pouso, onde é oferecido alimentação e um lugar para descansar durante a noite.


Por Pamela Borges / Centro Universitário Módulo 

Emoção marca missa no segundo dia do Encontro



“O Espírito está agindo” com essas palavras Padre Alessandro Coelho iniciou a celebração litúrgica desse domingo, segundo dia do Encontro das Irmandades e Celebrações do Divino. Logo após suas palavras convidou para adentrar a Catedral os violeiros de Joanópolis, Congada de Santo Antonio da Alegria, Congada de Mogi das Cruzes, o Império de Iguape e a irmandade de São Benedito, de São Paulo.

À alegria do Espírito Santo tomou conta dos fiéis que participaram efusivamente da missa. Durante a homilia Padre Alessandro convocou aos presentes a viver segundo o Espírito Santo. A emoção era visível na face dos leigos que ouviam atentamente as palavras do sacerdote.

O momento do ofertório foi outro ponto importante da Eucaristia desse domingo, quando foi ofertado o pão e o vinho, além de objetos próprios do Divino. A comunhão marcou o ápice da missa quando os fieis receberam o Corpo e Sangue de Cristo.

No final o padre convidou a todos para aguardar a cavalgada e saborear o Afogado, durante mesa partilha.


Agência Centro Universitário Módulo