domingo, 14 de abril de 2013

Conheça a história cultural da festa do Divino Espírito Santo



Em busca do resgate e da cultura dos devotos do Divino Espirito Santo, a presidente da Comissão Paulista de Folclore e pesquisadora do tema há 50 anos, Neide Rodrigues Gomes retratou em sua dissertação de mestrado as questões histórica e cultural das festividades para gerar conhecimento na população e nos grupos e irmandades.

Sua iniciativa deu tão certo, que a pesquisadora conseguiu resgatar inicialmente por meio da música a tradição na cidade de Joanópolis, onde reside. Hoje, segundo ela, a Festa do Divino em sua cidade conta com cavalgada que reúne aproximadamente 600 pessoas, denominadas como a Irmandade do Divino, assim separadas em grupos de violeiros, bandeireiros, músicos e devotos.

Para aumentar a viabilidade de seu projeto, Neide produziu 11 filmes referente ao assunto nas cidades Mogi das Cruzes, São Luís do Paraitinga, Pirapora, Tietê, Piracicaba, Paraty entre outras. Há três anos durante a formação do Império em Joanópolis descobriu nos achados de uma conhecida o terço do Divino, produto que resgatou e voltou a fazer com auxílio de artesãos e senhoras da terceira idade. “Já produzimos mil terços para distribuir aos integrantes. O terço significa a coroa do Divino, tem sete ministérios e é dividido em sete centenas”, explica.

A festa do Divino Espírito Santo acontece durante 51 dias, entre a páscoa e o domingo de Corpus Christi. As atividades realizadas são visitação as casas com oração e apresentação de músicas dos foliões e para finalizar o encontro os grupos são acolhidos com o pouso, onde é oferecido alimentação e um lugar para descansar durante a noite.


Por Pamela Borges / Centro Universitário Módulo 

Nenhum comentário: